Janelas com vidro antirruído

Buzinas, trânsito intenso, bares, latidos, sirenes,… são esses os temidos sons da vida em uma cidade grande. Eles invadem nosso cotidiano durante o trabalho, vida social, trânsito e até durante nosso merecido sono. Conviver com esse caos acústico é muito difícil na hora de descansar. O que mais queremos é nos isolar deste stress e instalar uma janela antirruído que já diz por si própria o quanto queremos que o barulho fique do lado de fora.

A janela antirruído, também conhecida como janela acústica, além de garantir conforto acústico diminuindo o ruído externo, também é isolante térmica climatizando os ambientes. Composta de duas ou mais lâminas de vidro com câmeras acústicas entre si conectadas por uma borracha amortecedora, atingem melhor desempenho quando as lâminas possuem diferentes espessuras podendo trazer isolamento acústico e conforto ao ambiente.

Em geral, quanto maior a espessura ou quanto mais lâminas de vidros na janela antirruído, maior a eficiência no isolamento acústico.

A verdade é que a janela antirruído talvez seja uma ótima solução, mas pode não resolver quando o contexto não é avaliado. As especificações técnicas da esquadria devem ser observadas atentamente antes da instalação. Muitas vezes camadas duplas com espaçamento insuficiente ou ainda espessuras de vidro abaixo de 6 mm não fornecem o desempenho esperado e a frustração que o ruído de fora entrou pela janela continua. Sem contar que se há frestas  (o maior inimigo de um bom isolamento) nunca se conseguirá um isolamento acústico e térmico razoável.

Visando garantir que seu custo-benefício seja favorável, converse com profissionais que entendem de acústica antes tomar uma decisão na compra e instalação de qualquer material antirruído. Os preços da janela antirruído variam quanto a área de janela, o tipo de ruído a proteger e os recursos a mais a oferecer. A partir de R$ 2.000,00 já existem modelos de janela dupla disponíveis no mercado e janela tripla a partir de R$ 9.000,00. Os valores podem ser salgados em relação às esquadrias normais, mas nelas estão embutidos a paz e o sossego que o dinheiro não pode comprar.

Mas atenção: Estas esquadrias especiais não são a solução se não forem instaladas de modo correto, sem que contenham frestas ou se a especificação técnica não corresponde ao contexto do ambiente. No entanto, se bem planejadas podem ser um investimento a curto e longo prazo em qualidade de vida deixando que o stress permaneça do lado de fora.

 

Tipos de vidros para janelas acústicas: Vidro laminado acústico

O vidro Laminado – composto por duas ou mais lâminas de vidro intercaladas com uma ou mais camadas de materiais como o PVB e resina – já é velho conhecido do setor vidreiro devido ás suas capacidades no que diz respeito à segurança.

Já existem no mercado há alguns anos vidros laminados com PVBs especiais, justamente para oferecer maior conforto acústico. “ Um laminado simples já proporciona um determinado nível de retenção acústica. Agregando películas acústicas. O desempenho de alguns produtos melhora consideravelmente”, explica José Antônio Passi, diretor da Divinal Vidros.

Também é possível usar mais de dois vidros e laminar a peça com várias camadas de PVB, Aumentando a eficiência do bloqueio sonoro conforme a lei de massa. As películas acústicas servem não só para o setor de construção, mas também para o automotivo.

Mais recente no Brasil, o laminado com resina bloqueia o som seguindo a mesma lógica do PVB: com essa camada extra no vidro, uma parte maior do som é retida. A diferença é que a resina permite o trabalho com espessuras maiores que 0,38 mm, padronizada para o PVB. “ Recomendam-se espessuras de 1; 1,5; e 2 mm. Mas isso também depende da espessura do vidro”. Afirma Ricardo Rocha, representante comercial da Chemetall.

 

Vidro duplo ou insulado

O vidro duplo pode ser constituído por vidros comuns, laminados e/ou temperados. Quando produzido com laminados, o efeito bloqueador do som é maior, devido ao aumento do número de camadas de vidro e PVB ou resina. É possível usar o laminado em apenas um dos lados do vidro duplo ou nas duas faces. “O duplo é indicado para ambientes com ruído na faixa de 65 até 85 dB, com médias e altas frequências. O triplo é recomendado para ambientes com ruído de 80 a 100 dB, com médias e altas frequências . O quádruplo, por sua vez pode ser empregado em ocais que ocorram ruído de alto impacto, e esses são comumente solicitados em alguns projetos especiais”, diz Silvio Vieira de Athayde, coordenador administrativo da Vipel.

O processo de fabricação consiste principalmente na selagem entre os vidros: a câmara entre as duas chapas e também a moldura estrutural são selados primeiro. Em seguida, veda-se o produto externamente para proteger a primeira selagem. As câmaras mais utilizadas possuem espessuras de 6,5; 9,5; 12; e 16 mm.

A câmara do vidro duplo permite vantagens como a inclusão de persianas internas, conforme o gosto do cliente. “O vidro insulado é um produto hermeticamente vedado por produtos de alto poder adesivo”, afirma José Passi. “Por isso, cabe ao fabricante utilizar materiais de alta qualidade para que ele não venha apresentar umidade ou sujeira em seu interior”.

 

Vidro triplo ou vidro aeroporto

Conjunto formado por três placas de vidro paralelas, separadas por dois espaçadores, com as bordas hermeticamente seladas ao longo de todo o seu perímetro, formando em seu interior duas câmaras estanque e desidratadas. Em alguns casos as câmaras podem conter gases inertes para melhorar o comportamento térmico e/ou acústico. As unidades de vidro insulado triplo podem variar nos materiais que a conformam, na largura, no comprimento, na espessuras das duas câmaras de ar e nas espessuras dos vidros insulados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *